Você sabia? – O e-mail surgiu antes da internet

e-mail surgiu antes da internet

Que tal ficar por dentro de algumas curiosidades sobre o mundo da tecnologia. A primeira que trazemos é de que o e-mail surgiu antes da internet. Isso mesmo, o primeiro sistema de e-mail do mundo era, na verdade, um programa chamado Mailbox.

O Mailbox ficava em computadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em meados de 1965. Nele, um usuário podia deixar uma mensagem para outro, que seria visualizada na próxima vez que o segundo fizesse login na mesma máquina.

O sistema eletrônico de mensagens transformou-se rapidamente em um “e-Mail em rede”, permitindo que usuários situados em diferentes computadores trocassem mensagens. Também não é muito claro qual foi o primeiro sistema que suportou o e-Mail em rede. O sistema AUTODIN, em 1966, parece ter sido o primeiro a permitir que mensagens eletrônicas fossem transferidas entre computadores diferentes.

Em 1969, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos implementou a Arpanet, precursora da Internet. O e-mail eletrônico, como conhecemos hoje, só foi desenvolvido em 1971 pelo programador Ray Tomlinson, que introduziu o símbolo @ para indicar o destino da mensagem. A world wide web (www), apresentando informações no formato de hipertexto e levando uma internet tangível ao público, só viria em 1991.

Views:
226
Article Tags:

Ver também