Criptomoedas são chamariz para golpes financeiros

  • em 3 de julho de 2019

Junto com os avanços das tecnologias, sobretudo em relação aos investimentos, crescem também as modalidades de golpes. As moedas virtuais, como o Bitcoin, são os novos alvos. Visadas justamente por não ter o resguardo de uma regulação estatal, os criptoativos se tornaram ferramenta para ludibriar quem busca aplicações mais rentáveis.

Em matéria publicada pelo Valor Econômico, José Alexandre Vasco, superintendente de proteção e orientação aos investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), dimensiona o desafio que é conter os golpistas. “Estamos alinhados com o resto do mundo”, diz. “Esse movimento de golpes ligados a criptoativos é uma onda mundial, não só do Brasil”.

A preocupação se estende às associações privadas, como a ABFintechs. Para Diego Perez, diretor da entidade, é preciso difundir conhecimento sobre as criptos. Quanto mais familiarizado com a tecnologia estiver o investidor, menos vulnerável ele estará. “A tecnologia pode fazer com que pessoas mal-intencionadas se escondam atrás da ‘inovação’ para cometer fraudes”, explica Perez.

A ABFintechs chegou a produzir um documento sobre procedimentos de compliance e normas de conduta. Outra associação, a ABCripto, também manifestou receio. “O mercado de criptomoedas no Brasil ainda é pequeno e está ganhando credibilidade aos poucos”, disse a vice-presidente Natália Garcia. “Cada vez que há uma fraude, ataque hacker ou falha de sistemas nas empresas, realmente nos prejudica bastante.”

E mais: Facebook anuncia a Libra, sua criptomoeda

Sigilo assegurado

Apesar dos perigos das fraudes, Natália é crítica a qualquer movimento que indique maior presença do Estado no setor. Há pouco tempo, a ABCripto criticou publicamente a Receita Federal, que pretendeu registrar as transações em criptomoedas. “É claro que queremos dar mais confiança e segurança para os investidores, mas isso pode gerar um custo de observância muito alto, que mataria o mercado”, afirma a executiva.

Views:
16255
Article Categories:
Notícias

Ver também