Crescimento exponencial de startups pode ser o sinal de mais uma grande bolha

  • em 6 de agosto de 2019

Em quase todos os dias, há notícias sobre startups que alcançam cifras milionárias em investimentos. As que ultrapassam o valor de mercado de US$ 1 bilhão, batizadas pela investidora norte-americana Aileen Lee de “unicórnios”, já são quase 500, espalhadas pelos cinco continentes. Tanto crescimento em meio a economias em declínios pode indicar dois caminhos. Ou as startups estão pavimentando uma rota segura ou, ao contrário, elas encabeçariam mais uma grande bolha.

A discussão, levantada em artigo postado pela Infomoney, se resguarda justamente pelo volume de recursos que empresas novatas, de dois ou três anos, estão levantando. Elas não conseguiram ainda alcançar lucro ou expandir serviços e produtos para além de seus projetos iniciais. Um indicador que também estava presente no cenário de tecnologia da informação da virada do milênio.

No fim dos anos 90 e início dos anos 2000, muitas empresas deficitárias abriam capital na Bolsa de Nova York e conseguiam levantar somas consideráveis. Uma situação que o então presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Alan Greenspan, chamou de “auge da exuberância irracional”. Quase 20 anos depois, há quem argumente que a história se repete.

E mais: Startups promissoras revelam estratégias de crescimento

“A maioria das ‘ponto com’ que abriram capital tinham feito pouco além de consumir vastas quantidades de dinheiro dos investidores e mostravam pouca perspectiva de dar lucro”, explicou John Colley, professor da Warrington College. “Métricas tradicionais de performance eram ignoradas e gastar dinheiro era sinal de avanço rápido”.

Muitos estão apontando 2019 como o ano de divisão entre os unicórnios que de fato vingarão dos que sucumbirão às avaliações. Algumas já estão sofrendo com a desvalorização de seus papéis. Outros ainda enchem os olhos dos negociadores. Não é possível, hoje, dizer quem acerta ou erra. O fato é que novos capítulos de sucesso ou fracasso ainda serão escritos.

Veja também:

Fundos bilionários miram em startups brasileiras

SoftBank anuncia fundo de investimento para tecnologia na América Latina

Desafios e oportunidades do financiamento à inovação

Views:
20461
Article Categories:
Notícias

Ver também