Cofundador do Facebook auxilia Governo dos EUA contra sua antiga empresa

  • em 31 de julho de 2019

O poder das gigantes de tecnologia de informação, cada vez maior e mais concentrado, há algum tempo gera desconforto entre as autoridades norte-americanas. Para conter esse domínio, o Governo dos Estados Unidos está se alinhando, inclusive, com os que contribuíram para colocar as empresas nesse patamar tão alto. A mira, no momento, se concentra no Facebook.

O apoio para uma maior regulação da empresa de Mark Zuckerberg viria de quem conhece a empresa por dentro. De acordo com reportagem do The New York Times publicada nessa semana, Chris Hughes, cofundador da rede social, estaria se reunindo com representantes da Casa Branca, mais precisamente com funcionários da Comissão Federal do Comércio e do Departamento de Justiça. Na pauta, se discute uma forma de impedir o alcance do Facebook às diferentes esferas econômicas.

E mais: Instabilidade nas redes sociais do Facebook Inc

Ao de lado de Hughes nesses encontros, estaria Tim Wu, professor na Columbia Law School, que há algum tempo milita em causas antitruste. Os dois entendem que o Facebook concentrou uma carga de poder muito além do aceitável pela sociedade.

Segundo Hughes, a empresa comprou concorrentes e, assim, barrou qualquer ameaça à sua soberania. O primeiro efeito negativo foi na economia, já que, com o controle, o Facebook inflacionou os preços dos anúncios, aumentando o custo de publicidade em muitos setores. Ele já havia sinalizado em maio que a compra de Zuckerberg do WhatsApp e do Messenger deveria ser anulada pelos órgãos de defesa do consumidor dos EUA.

“Espero que o meu discurso forneça cobertura a muitas outras pessoas, sejam ex-funcionários ou atuais, para expressar ambivalência ou preocupação com o que está acontecendo”, disse Hughes em uma entrevista ao The Washington Post. “E eu acho que há muito o que se preocupar.”

 

Veja também:

Gigantes de tecnologia enfrentam desconfiança nos EUA

Microsoft ultrapassa a Apple em valor de mercado

Facebook anuncia a Libra, sua criptomoeda

Views:
20039
Article Categories:
Notícias

Ver também