Cingapura representa o país mais inovador da Ásia

  • em 2 de janeiro de 2020

Segundo o Fórum Econômico Mundial, Cingapura, uma pequena ilha de 719 km² , é o país mais inovador da Ásia e o mais competitivo do globo. Além de ter o 4º maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do mundo. Desde 1965 tem trabalhado para se transformar em um dos maiores centros financeiros do planeta.

Hoje em dia, são 7 mil multinacionais abrigadas no país com sede global ou regional. Para alcançar esses objetivos, Cingapura é engajada no planejamento. Uma de suas metas é se tornar o maior hub de tecnologia do continente asiático.

Com mais de US$ 13 bilhões investidos em pesquisas e desenvolvimento, desde 2016, a pequena ilha tem buscado cada vez mais por iniciativas que a façam avançar na transformação digital.

Para isso, em junho de 2019, o governo criou o escritório Digital Industry Singapore (DISG), responsável por alicerçar todos os esforços das instituições públicas que buscam atrair mais investimentos e apoios aos negócios locais.

“Nosso objetivo é construir uma economia onde todo negócio é empoderado digitalmente, todo trabalhador é capacitado digitalmente e cada cidadão está digitalmente conectado”, afirma o ministro de comunicações, S. Iswaran.

E mais: No ranking de inovação, Brasil fica em 40º lugar

Diferenciais

Um dos diferenciais de Cingapura está na Agência Para Ciência, Tecnologia e Pesquisa (A*Star, sigla em inglês), responsável por fomentar pesquisas em diversas áreas.

Para Raj Thampuran, conselheiro da A*Star, a agência é como um canal que liga academia e indústria. “A inovação aberta é o meio mais eficiente e escalável de criar mercado e crescer”, diz.

Desde a sua criação, em 2002, a A*Star já trabalhou em mais de 2 mil projetos de pesquisa e desenvolvimento com parcerias em todo o mundo. A agência foi eleita pela Reuters, em 2019, a 5º instituição pública mais inovadora do mundo.

Startup capta investimento de US$ 2,5 mi para acelerar novas ideias

J.Safra apoia programa de aceleração de startups

Dicas para melhorar a inovação de grandes empresas

Views:
432
Article Categories:
Notícias

All Comments

Ver também