Carreira em startup: onde 37% dos universitários desejam o primeiro emprego

A fórmula para construir uma carreira de sucesso numa multinacional já é ineficaz para a geração que está entrando no mercado. Segundo pesquisa divulgada pelo fundo de investimentos Canary, 37% dos universitários almejam seguir carreira em uma startup ou como founder de uma empresa no mercado tecnológico.

A pesquisa foi desenvolvida com o apoio de grandes empresas de tecnologia, startups unicórnios e influentes do mercado. 357 alunos das principais universidades do Brasil responderam ao questionário, cujo resultado impressionou especialistas do ramo. O levantamento ainda mostrou que 21,3% dos entrevistados querem montar sua própria startup, enquanto 23,2% desejam trabalhar em uma empresa do tipo.

A pesquisa da Canary corrobora com os levantamentos apresentados pelo Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo (Sebrae). Em um estudo de 2018, a entidade aponta que 36% dos jovens com faixa etária entre 18 e 24 anos buscavam informações sobre como abrir o próprio negócio, ou já tinham empresas ativas – os dados, porém, incluem empresas tradicionais e franquias.

Números parecidos com os apresentados pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Segundo ela, mais de 75% dos founders de startups do país têm idade acima de 30 anos. No entanto, apenas 6% têm até 25 anos, idade próxima a de perfis universitários.

O que explica essa empolgação dos universitários por uma carreira em startup talvez seja a possibilidade de trabalhar com iniciativas inovadoras e a ascensão de grandes empresas como o Airbnb, Maxmilhas, Netflix, Nubank, e Uber. Embora a vontade seja grande, especialistas avaliam que há carência de disciplinas que discutem o empreendedorismo.

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais @PortalNeoRadar.

Veja mais:
Startup é criada para desvendar “fake news”
Startup de transporte coletivo inicia operação no Brasil
Hotel Ramada Encore e Suítes Virginia Luxemburgo fecha parceria com o portal de inovação Neo Radar
Startup Day VLI: inovação e tecnologia para solucionar desafios em Logística

Visualizações:
4321
Categorias:
Notícias

Ver também