Captação de energia solar através de vidros e telas está próxima

Já imaginou janelas de casas ou estabelecimentos comerciais captando energia solar? Ou o para-brisa de um carro, ou mesmo, a tela de um celular gerando energia limpa? Essas possibilidades podem se tornar realidade em breve. É o que mostra um time de pesquisadores da Michigan State University (MSU), nos Estados Unidos, que trabalha no desenvolvimento de um painel solar transparente. Se concretizada, a tecnologia pode transformar a produção de energia limpa, por contar com mais possibilidades de incorporação em diversos setores.

e mais: Startup canadense cria sistema que recarrega carros elétricos em 5 minutos

A equipe da MSU desenvolveu um concentrador de luminescência transparente, que pode ser colocado em cima de uma janela ou outra superfície transparente. Esse concentrador consegue carregar energia solar sem afetar à transmissão de luz.

A tecnologia usa moléculas orgânicas que absorvem apenas ondas de luz que são invisíveis ao olho humano, como a infravermelha e ultravioleta. A energia capturada é transportada para o contorno do painel, onde é convertida em eletricidade, com ajuda de tiras finas de material fotovoltaico.

Por enquanto a eficiência do material produzido é de apenas 1%, mas o objetivo dos pesquisadores é ampliar para 5%.

Benefícios

A nova tecnologia poderia ser aplicada na maior parte das fachadas de prédios, aumentando a superfície de contato captadora (já que as fachadas costumam possuir maior área do que os telhados). Seria ideal, por exemplo, para prédios que possuem muito material espelhado, e, ainda, para prédios antigos e/ou tombados pelo patrimônio histórico.  Se os painéis solares se tornarem invisíveis, podem ser aplicados de forma a manter o design da arquitetura.

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais @PortalNeoRadar.

Veja mais:
Andrade Gutierrez abre novo ciclo para programa de inovação aberta
Nexa lança 3ª edição de programa global em conjunto com startups
Walmart inaugura unidade de supermercado inteligente
App modifica a relação entre pessoas e livros

Visualizações:
9390
Categorias:
Notícias

Ver também