Cápsula da SpaceX chega à Estação Espacial Internacional

foguete da SpaceX em parceria com a Nasa

A nave Dragon Crew, com dois astronautas à bordo, chegou à Estação Espacial Internacional ontem (31), após 19 horas de voo. Esta é a primeira viagem tripulada dos Estados Unidos em nove anos. A SpaceX, do magnata Elon Musk, agora é a primeira empresa privada a entrar em órbita. O lançamento do foguete da SpaceX, aconteceu no sábado (30) do Cabo Canaveral, na Flórida.

O envio dos astronautas faz parte de uma tentativa de colocar os norte-americanos novamente no desenvolvimento de lançamentos de naves para o espaço. O foguete foi lançado às 16h22 (horário de Brasília) do último sábado, na plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, a mesma utilizada pela missão Apollo 11, que levou os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua em julho de 1969.

Essa foi a segunda tentativa do envio da operação batizada Demo-2. Na última quarta-feira (27), o Dragon Crew estava pronto para ser disparado, mas por conta das más condições climáticas, a viagem foi postergada. A parceria da NASA com a companhia privada faz parte de um programa de voo espacial comercial tripulado. O projeto teve início sob do governo do ex-presidente norte-americano Barack Obama, concedendo o diretos às empresas privadas para fabricar foguetes para transportar astronautas.

Conheça os astronautas

Os astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken foram os escolhidos para tripular a missão e viajar até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Behnken e Hurley são astronautas da Nasa desde 2000 e já foram ao espaço duas vezes em ônibus espaciais. Estão entre os membros mais experientes da equipe da agência, segundo a BBC, e foram treinados como pilotos de testes (o que tem sido crucial para preparar a nova aeronave).

Hurley, de 53 anos, já passou 28 dias e 11 horas no espaço, e Behnken, de 49, acumula 29 dias e 12 horas, incluindo 37 horas de caminhada espacial (fora do veículo ou da estação). Ambos têm esposas astronautas: Behnken é casado com a oceanógrafa e engenheira aeroespacial Megan McArthur, que tem quase 13 dias de missões no espaço, segundo a Nasa. Já Hurley é casado com a ex-astronauta da agência Karen Nyberg, engenheira com 180 dias de missões espaciais.

Views:
1402
Article Tags:
Article Categories:
Notícias

All Comments

Ver também