Baixe e proteja os seus dados no Instagram

  • em 2 de julho de 2019

É inevitável. Ao trafegarmos por sites e redes, sempre deixaremos um rastro de informações pessoais. A maior prova são os anúncios que pulam nas telas, cuja identificação com as nossas preferências chega a impressionar. Algumas plataformas, porém, são transparentes nessa captação de dados. O Instagram está entre elas.

A rede social de compartilhamento de fotos permite que o usuário faça o download de tudo que estiver vinculado ao seu perfil. A solicitação deve ser feita nas configurações da própria página. Depois de dois dias, o Instagram lhe enviará um link para que o arquivo seja baixado.

Lá, estarão imagens, perfis anteriores, textos elaborados e curtidos, relação de seguidores, enquetes, e por aí vai. Oferecerá também uma lista de seus interesses, construída pela própria rede a partir de suas postagens. Um material que, provavelmente, vem servindo como pilar das propagandas constantes.

E mais: Instabilidade nas redes sociais do Facebook Inc

Fazendo o download e selecionando a opção “segurança” nas configurações, o usuário terá o backup de suas informações, as protegendo de usos comerciais.

O recurso começou a ser disponibilizado pelo Instagram para cumprir uma exigência da Regulação Geral de Proteção de Dados (GDPR), elaborado pela União Europeia (UE) em 2016. Essa regulação legitima, claro, o serviço apenas na Europa, mas a plataforma achou por bem expandir o acesso em todos os lugares onde opera.

A motivação da GDPR foi deixar menos obscuros os processos de coleta de informações nas redes sociais. De tabela, vem conseguindo, pelo menos nas cidades do velho continente, conter os pop-ups de propaganda, que estavam ficando cada vez mais invasivos.

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais @PortalNeoRadar.

 

Veja também:

É revelado teste do recurso “Modo Noturno” no Facebook Messenger

Hulu entra no Super Bowl com o “ovo” mais curtido do mundo

O Google lança ferramenta para tornar e-mails mais dinâmicos

 

 

Views:
16094
Article Categories:
Notícias

Ver também