As principais tendências tecnológicas para 2021

  • em 30 de dezembro de 2020

A cada ano as transformações acontecem de forma mais acelerada no setor da tecnologia, o que gera a necessidade, por parte das empresas, de estar sempre um passo à frente, antecipando tendências e prevendo cenários possíveis. Acompanhe neste artigo as tendências tecnológicas para 2021.

Internet 5G

A nova geração da internet vai chegar em 2021 e vem mudar inclusive a própria world wide web. O 5G vai introduzir uma nova forma de estarmos conectados e essa revolução vai ser tão profunda que até tem criado vários mitos e teorias da conspiração. Claro que isso não passa de fantasia de negacionistas, mas é impossível não ficar entusiasmado com o 5G.

E mais: Retrospectiva Neo Radar: Confira as melhores matérias de 2020

Chamam-lhe a Internet das Coisas e vamos passar a estar ainda mais conectados, numa internet de alta velocidade. Tudo vai ser mais eficiente, mais veloz e mais eficaz. Contudo, também é certo que vai introduzir novos desafios. Os algoritmos vão fechar-nos em bolhas cada vez mais controladas pelas redes sociais, o que faz adivinhar que novas ferramentas venham também a ser introduzidas.

Cibersegurança

À medida que passamos mais tempo na world wide web e que as nossas vidas são migradas para o mundo digital, a segurança torna-se numa necessidade cada vez mais premente. E a cibersegurança será, de facto, uma tendência tecnológica para o ano de 2021.

A tendência é que esta será uma área que se tornará mais prática e, consequentemente, mais eficiente, garantindo elevados níveis de protecção em aplicações virtuais e digitais. Isso permitirá às empresas mudarem-se definitivamente para a nuvem, reforçará o teletrabalho e garantirá uma experiência de utilizador mais completa a todos os usuários, nomeadamente em áreas como o jogo online ou as apostas desportivas.

O Poker online, por exemplo, tem sido uma área extremamente beneficiada por esse crescimento, aliando entretenimento a rendimento. Ao garantir uma experiência do utilizador segura e protegida, a cibersegurança está a garantir todas as condições para que o sector do entretenimento se torne também numa das principais tendências de 2021. Um site como o Poker Notícia tem tido um crescimento exponencial, que permite acompanhar toda esta evolução quase em tempo real.

Inteligência artificial

Tal como a rede 5G, também a Inteligência Artificial (AI) foi um novo termo tecnológico que começou a ser utilizado com grande frequência em 2020. E a tendência é continuar a ganhar cada vez mais preponderância, especialmente no que diz respeito à experiência online do utilizador.

As empresas e o marketing digital estão a retirar todo o potencial da AI, tornando os negócios mais eficientes, modernizando a forma como consumimos na internet. Isso vai levar aquilo que já se chama como internet de comportamento, em que as empresas utilizam os dados dos utilizadores gerados na sua navegação diária na net para influenciar o seu comportamento. O AI vai aparecer estritamente ligados a coisas como o reconhecimento facial, o rastreamento por GPS da nossa localização ou a chamada big data, por exemplo.

Automação

A automação está nos picos mais altos das últimas tendências em tecnologias da informação . Como todos sabemos, inúmeras tecnologias, incluindo Inteligência Artificial, Big Data, Robótica e computação em nuvem, também estão crescendo em alta escala. Empresas de consultoria de software, como manufatura, empresas de software, manufatura e bancos, também estão avançando com a implementação da automação.

Tecnologias aeroespaciais

Até 2021, haverá uma grande mudança à medida que os avanços aeroespaciais estiverem sendo desenvolvidos pelas grandes empresas, incluindo Blue Origin e SpaceX. Empresas privadas e governo da China estão desenvolvendo bem o espaço. O LinkSpace é um deles.

A Rocket Starship, que usa toda a carroceria do veículo, está sendo desenvolvida pela SpaceX. O principal benefício do desenvolvimento é que as viagens intercontinentais podem ser reduzidas para 30 a 40 minutos através do Space.

Blockchain

A China e os EUA colocam a blockchain para o uso prático. Com o aumento do Blockchain, a Chinalysis, uma empresa de risco e também conhecida por desenvolver tecnologias de contramedidas relacionadas à lavagem de dinheiro, está chamando a atenção.

Até 2021, as instituições estão desenvolvendo o Blockchain para impedir a fraude na Internet e o vazamento de informações em uma escala muito alta. O Blockchain tem seu próprio lugar nas últimas tendências tecnológicas.

Realidade virtual e realidade aumentada

Tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada têm um enorme potencial em educação, reabilitação, entretenimento, treinamento e marketing. VR e AR são as principais tendências tecnológicas 2021 . A RV mergulha um indivíduo em um ambiente, enquanto a RA aumenta o ambiente dos usuários. A realidade virtual foi inicialmente usada para fins de jogos e agora também para treinamento. Samsung, Oculus e Google já são grandes players no mercado de realidade virtual. O Pokemon Go mais popular é um exemplo perfeito de AR.

Gostou do nosso conteúdo? Nos siga no Instagram e tenha acesso a mais materiais exclusivos!

Views:
285
Article Categories:
Conceitos e Tendências

Ver também