As carreiras digitais e o futuro das empresas e profissões

O mundo passa por uma infinita revolução digital. Produtos, serviços, empresas e pessoas estão se transformando, o tempo todo, para acompanhar as mudanças trazidas pela avalanche tecnológica que movimenta o planeta diariamente e com as carreiras ocorre o mesmo. Porém, ao contrário do que muitos pensam, a inteligência artificial não destrói empregos, ela apenas modifica as atividades humanas, criando novas rotinas de trabalho, facilitando o dia a dia e modernizando funções.

Um exemplo são as startups. Elas enfrentam os mesmos desafios que as empresas tradicionais: fazer propaganda, gerenciar processos, contratar funcionários, pagar impostos, melhorar produtos, entre outros. A principal diferença é que, as startups utilizam ferramentas e processos digitais diariamente na rotina laboral e por isso as “profissões antigas”, ganham uma nova roupagem e aparecem modernizadas no século atual.

O vendedor, no campo da tecnologia, é denominado Inside Sales. E, além de possuir um conjunto de habilidades (skills) necessárias para entender tudo sobre o comportamento do cliente ele faz uso de Customer Relationship Management (CRMs) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, plataformas que substituem agendas de contato, em geral, muito usadas pelo setor comercial das empresas tradicionais.

O SAC, agora faz parte do time de Customer Success. Eles resolvem problemas dos clientes e usuários das startups e ajudam o setor de produtos a entender as necessidades dos consumidores. Também fazem uso de Plataformas de Customer Success para atender, documentar e integrar os contatos com os clientes das startups. Há ainda os times do Inbound/Outbound, UX / UI, HR, Dev, entre outros.

Além das transformações nas carreiras, as empresas tradicionais também estão se modificando. Hoje é difícil imaginar uma organização funcionando, por menor que seja,  sem estar conectada full time. A modernização de processos é latente e para conseguir desempenhar as tarefas com a qualidade necessária e dentro do prazo esperado, cada vez mais os profissionais precisam se capacitar e se atualizar sobre ferramentas e inovações no setor de atuação.

Dessa forma, aprender a utilizar a famosa Cloud, as plataformas de gestão de tarefas e Big Data, é básico para quem almeja galgar grandes passos nas carreiras do mundo digital.

Um estudo da Dell Technologies, que projeta o impacto das novas tecnologias na sociedade até 2030, indica que 85% das profissões mais populares em 2030 ainda sequer foram inventadas.  Isso significa que as carreiras digitais de hoje sofrerão ainda mais transformações num futuro próximo. E quando isso acontecer até mesmo o termo digital poderá ser velho.

Por Mateus Farias, corporate accelerator da Neo Ventures

Curtidas:
6 2
Visualizações:
318