App organiza finanças e dá dicas de investimentos

Nascida no Vale do Silício, Califórnia, a fintech Olivia segue trabalhando para conquistar adeptos no Brasil. A sua mais nova estratégia é um aplicativo para organização financeira, lançado nesta terça-feira, dia 9. Além das já habituais tabelas de categorização de gastos, a ferramenta oferece dicas de planejamento e investimentos.

O app ainda está em fase de testes, mas já pode ser baixado. Segundo Lucas Moraes, fundador da Fintech, o produto se difere dos já oferecidos pelos bancos e por outras fintechs. “Os demais apps mostram a informação. Onde você gasta, com o quê. O que é legal, mas só informar não faz com que a pessoa ajuste suas finanças”, diz o executivo, em entrevista ao Valor Econômico.

Moraes explica que o aplicativo da Olivia funcionará melhor quando associado a uma conta bancária ou cartão de crédito. A partir desse cadastro, a ferramenta passará a conhecer a forma de consumo do usuário, o que possibilitará traçar o seu perfil e orientá-lo de forma mais assertiva. São cerca de 100 padrões diferentes de gastos cadastrados.

E mais: Estudo aponta crescimento das fintechs brasileiras

Descontos e dicas

A partir dos hábitos identificados, a ferramenta ainda consegue indicar locais mais baratos de compras. Caso a pessoa, por exemplo, costume abastecer o carro após o expediente de trabalho, o geolocalizador do aplicativo mostrará, dentro dessa rota de retorno para casa, qual posto vende combustível mais em conta. A proposta permite, em algum tempo, que empresas se associem à Olivia e passem a oferecer descontos.

Outra vantagem são os alertas. Por estar por dentro da vida financeira do usuário, o app consegue identificar possíveis dívidas e sugerir caminhos vantajosos para quitá-las. Ele o direciona a poupar dinheiro e levantar a quantia devida. No outro polo, caso você tenha recursos sobrando, a Olivia oferece opções de investimentos. Já está em andamento, inclusive, uma parceira com a plataforma XP.

 

Veja também:

Nubank é o melhor banco brasileiro segundo a Forbes

Fintech de Singapura arrecada $41M para crescimento global

Méliuz agora tem cartão de crédito com cashback

Views:
16596
Article Categories:
Notícias

Ver também