Ancestral do bitcoin é descoberto na Micronésia

Por seu caráter disruptivo, não faltam novidades e discussões sobre as criptomoedas e o blockchain. A pauta dessa semana remota à história antiga. Um estudo publicado pela Economic Anthropology indica que a ideia originária do bitcoin teria sido desenvolvida há centenas de anos, em uma pequena ilha próxima à Yap, na Micronésia.

Pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, acreditam que alguns monumentos de pedra da ilha de Palau funcionariam como um sistema de contabilidade nunca antes visto. As esculturas “Rai” seriam uma espécie de informe sobre registro de transações comunitárias, sem qualquer estrutura bancária aparente. Na época, atingiam um nível de transparência e segurança muito semelhante ao blockchain.

“Esculpidas em pedreiras de calcário, são os maiores objetos que já se moveram sobre o oceano Pacífico durante a era pré-européia”, afirma Scott Fitzpatrick, arqueólogo da Universidade de Oregon, um dos autores do estudo. “Os Rais eram considerados extremamente valiosos, mas dado seu tamanho, peso e relativa fragilidade, não foram movidos após serem colocados em um local específico”.

E mais: A “terceira onda” tecnológica: como encarar o cenário

História oral

Fitzpatrick explica que, muito por sua grande estrutura e a dificuldade de locomoção, muitas vezes os Rais não saiam de lugar. Para que a propriedade daquela moeda fosse reconhecida, era necessário o anúncio comunitário, o que o pesquisador chamou de “livro oral”. A posse era legitimada pelas histórias contadas, que atravessavam gerações.

“Assim como as pedras Rai, as informações sobre o valor e a propriedade dos Bitcoins são administradas coletivamente”, diz Stephen McKeon, também da Universidade de Oregon, o outro autor do estudo. “É um sistema financeiro distribuído, em oposição aos sistemas mais familiares e centralizados que envolvem instituições financeiras de terceiros.”

 

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais @PortalNeoRadar.

Veja também:

Novos unicórnios fazem transações no mercado para crescerem mais rápido

Facebook anuncia a Libra, sua criptomoeda

Cripto do Telegram será vendida ao público

 

Views:
15529
Article Categories:
Notícias

Ver também