Amazon testa sistema de pagamentos pelas mãos

  • em 29 de janeiro de 2020

A Amazon aposta em novas tecnologias para vencer as amarras físicas no processo de compras. A empresa está testando um sistema de pagamentos em que o cliente deixa de lado o dinheiro e os cartões para usar apenas as mãos. Alguns terminais com a nova modalidade vêm sendo instalados em lojas dos Estados Unidos.

O funcionamento do sistema, já batizado de Orville, é simples. O cliente chega na loja, escolhe um produto, paga com um cartão e, nos terminais, tem as suas mãos escaneadas. Na próxima compra, seja nessa loja ou em outra onde exista um terminal semelhante, ele poderá efetuar o pagamento apenas com a identificação de suas mãos. O valor entrará na fatura do cartão que ele cadastrou junto com a primeira digitalização.

Os equipamentos estão em poucos lugares e a aplicação do sistema ainda se encontra na fase inicial. De acordo com reportagem do The Wall Street Journal, a Amazon está negociando parcerias com emissores de cartões, como Visa e Mastecard.  Outros testes devem ser realizados ao longo de 2020.

E mais: Bezos vende parte de suas ações da Amazon e movimenta quase U$ 2 bilhões

Amazon registra patente

Mais do que facilitar a experiência do usuário, que poderá se reverter em aumento de vendas, a empresa de Jeff Bezos passará a ter dados mais precisos sobre o comportamento de compras da população. Assim, segundo especialistas, tenderá a elevar os ganhos com publicidade, já que seus anúncios serão mais assertivos.

Mesmo com todas as especulações, a empresa não quis se pronunciar sobre o Orville. A matéria do The Wall Street, porém, destacou que a Amazon teria registrado um pedido de patente, cuja descrição é “sistema de identificação biométrica sem contato”, que inclui “um scanner de mão que gera imagens da palma da mão do usuário”.

Veja também:

Amazon lança aplicativo para identificar peças de roupa

Assistentes virtuais entram na rotina de milhões de pessoas

Apple, Amazon e Google se unem em projeto de IoT

Views:
430
Article Categories:
Notícias

Ver também