Algoritmos desvendam mistério de Shakespeare

  • em 3 de dezembro de 2019

Os avanços dos algoritmos, que suportam diferentes aplicações de Inteligência Artificial, auxiliam o homem no presente e indicam rotas para o futuro. Mas não só. A tecnologia vem ajudando também a desvendar o passado, inclusive na literatura. Com os algoritmos, foi possível descobrir que o dramaturgo inglês William Shakespeare não escreveu sozinho uma de suas peças mais famosas.

Um estudo conduzido pelo Instituto de Literatura Tcheca, da Academia Tcheca de Ciências, apontou que o texto de “Henrique VIII” recebeu contribuições de outro escritor, o também inglês John Fletcher, que morreu em 1625. A equipe liderada pelo doutor em linguística Petr Plechác desenvolveu um sistema de Inteligência Artificial para analisar a obra de Shakespeare e Fletcher. Os algoritmos aprenderam sobre o estilo de cada um e, depois, identificaram ambos nas linhas da peça.

Por incrível que pareça, a participação de Fletcher foi maior. Segundo o estudo, ele teria escrito cinco cenas da trama, enquanto o seu colega famoso entregou apenas as duas primeiras. Nas seis restantes, ambos dividiram a pena.

E mais: Inteligência Artificial reduziria as jornadas de trabalho para 12 horas semanais

Dúvida do século XIX

“O resultado claramente aponta que os dois autores estavam envolvidos”, disse Plechác ao The Guardian. “Modelos combinados de versificação e palavras treinados no drama inglês do século XVII produzem uma alta precisão no reconhecimento de autoria”.

Plechác focou na comparação dos dois escritores justamente para responder uma dúvida presente há anos. Seguindo o The Guardian, desde o século XIX estudiosos da obra de Shakespeare apontam a possibilidade de Fletcher ter escrito “Henrique VIII”. O primeiro registro desse questionamento data de 1850, em uma análise do crítico James Spedding. Quase 170 anos depois, os algoritmos desvendaram o mistério.

Veja também:

Algoritmos de IA operam melhor em países ricos

Software de reconhecimento facial ajuda ONG brasileira

Pesquisa aponta medo e otimismo em relação à IA

Views:
270
Article Categories:
Notícias

Ver também