Airbnb cresce no país e gera impacto de bilhões

  • em 22 de julho de 2019

O Airbnb entrou de forma definitiva no gosto do brasileiro. Assim indica o crescimento da empresa, que se fortaleceu no país após os jogos olímpicos de 2016, organizados no Rio de Janeiro. Só no ano passado, o site que transforma residências comuns em hospedagens gerou um impacto econômico da ordem de R$ 7,7 bilhões, cifra 92% superior à alcançada em 2017.

Em entrevista à Época Negócios, Leonardo Tristão, CEO do Airbnb, explicou a trajetória da empresa, que se alavancou no país, entre outros fatores, pela persistente crise econômica. “Sempre acreditei no potencial do brasileiro para experimentar novas tecnologias”, diz. “Os anfitriões entenderam que podiam gerar riquezas com seus imóveis ou quartos fechados. Já o turista entendeu que podia viajar, mesmo na crise”.

Segundo Tristão, 69% dos anfitriões no Brasil dizem que a renda do Airbnb os ajuda a manter o imóvel. Já 27% dos viajantes disseram que, se não fossem as opções mais em conta do site, não teriam viajado ou não teriam ficado tanto tempo nas cidades de destino. Só no ano passado, a empresa registrou 3,7 milhões de hospedagens. Em 2016, haviam sido 500 mil.

E mais: Airbnb alugará salas para reuniões corporativas

Leis

Todo esse crescimento pode ser freado com mudanças na regulação. Tanto em âmbito federal, quanto nos Estados e em muitas prefeituras, seguem discussões para que haja novas tributações a prestadores de serviço como o Airbnb.

“No Brasil, nossa atividade é legal e se enquadra na lei do inquilinato. Cresci com meus pais alugando casas de praia no verão. Qual a diferença de fazer isso pela internet?” argumenta Tristão. “Tradicionalmente, negócios estabelecidos tentam criar barreiras. Não vamos aceitar alegações de concorrência desleal ou de que não pagamos impostos.”

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais. @PortalNeoRadar

 

Veja também:

Airbnb fortalece segmento de turismo de aventura

Os modelos de negócios das empresas exponenciais

Dicas para melhorar a inovação de grandes empresas

 

Views:
20717
Article Categories:
Notícias

All Comments

Ver também