4 dicas para começar um negócio digital

  • em 2 de janeiro de 2021

Criar um novo negócio já faz parte da lista de ambições do brasileiro. Segundo a pesquisa Amway Global entrepreneurship Report (AGER), realizada pela Universidade Técnica de Munique (TUM) e validada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cerca de 56% dos brasileiros desejam empreender.

O índice do país é maior que a média global, que está em 47%. Começar a empreender em um negócio digital é o caminho mais rápido e que pode custar bem menos, mas é preciso entender as dores dos clientes, o que falta no mercado e as regras que devem ser seguidas.

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Entre os motivos que respondem a este número elevado estão o desgaste de outras gestões e de formatos de trabalho, o desejo por autonomia nas decisões, a vontade de trabalhar com o que gosta e ganhar mais dinheiro (passion economy) ou ainda, a expectativa de criar um negócio que contribua para melhorar o mercado.

Para quem tem vontade seguir por este caminho, encontrará uma gama enorme de possibilidades de empreendedorismo, porém, entre as opções mais indicadas, está o empreendedorismo digital, pela facilidade de começar, dinamismo de operações, potencial de renda e baixo investimento.

Para auxiliá-los, preparamos algumas dicas:

Escolha um nicho

Parece simples demais. Porém, quem quer começar um negócio, muitas vezes encontra-se perdido na hora de dar o primeiro passo. Portanto, comece pensando nos temas que você gosta e possui habilidade. Em seguida, veja todas as opções que este nicho pode oferecer, mas não comece sem antes ter tomado essa decisão.

Formato de negócio

Você já sabe qual a sua habilidade, os seus gostos e ambições. O próximo passo é saber qual o formato de negócio digital que você irá investir. Avalie sua base de investimento inicial e veja: fará vendas online? Por site, WhatsApp, e-commerce? Ou produzirá um infoproduto? Utilizará blogs, redes sociais, plataformas de cursos? Tenha em mente todas as possibilidades e defina como irá começar.

Redes sociais ao seu favor

Já que somos digitais, não há dica mais simples que essa: invista nas redes sociais. Um grande diferencial das empresas hoje em dia é a multiplicidade de canais que uma marca oferece, além de gerar engajamento com o público e ter um alto nível de alcance, dá um tom de humanização e proximidade com clientes. Hoje, há várias possibilidades, entre elas o Facebook, Twitter, Instagram ou mesmo Youtube, Pinterest e TikTok.

Sempre se questione

A todo momento faça perguntas sobre seu negócio. Questione o que está faltando, o que pode melhorar. Saiba a opinião dos seus clientes, seja curioso e busque sempre aperfeiçoamentos para a sua ideia. Além de te fazer permanecer ativo no mercado, o questionamento te ajudará a se movimentar para criar novas estratégias de venda e atração, que no fim das contas, te fará lucrar e criar credibilidade no mercado.

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Conceitos e Tendências

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