4 curiosidades sobre a Inteligência Artificial

  • em 9 de outubro de 2020
Inteligência Artificial - Curiosidades

Você já parou para pensar nos impactos ocasionados pela inteligência artificial no campo da tecnologia? Sabemos que esse segmento apresentou – ao longo da última década – inúmeros avanços, provando que máquinas podem, em diversas situações, desenvolver atividades tipicamente humanas.

Mesmo que você não tenha percebido, ela está na sua vida e você provavelmente não conseguiria mais viver sem ela. Durante a conferência de programação da Vox Media, em 2018, Bill Gates chamou a inteligência artificial de “o Santo Graal que todos na ciência da computação tem buscado”. Por esse motivo, separamos 4 curiosidades sobre ela!

1. A ideia da Inteligência Artificial existe desde a década de 1940

A Inteligência Artificial surgiu até mesmo antes dos computadores como conhecemos. Ainda na década de 1940, Alan Turing, considerado o pai da computação, sugeriu que as máquinas também poderiam pensar, assim como os seres humanos. Apesar disso, a ciência da Inteligência Artificial só foi criada oficialmente em 1956. Em um workshop realizado no Dartmouth College, nos Estados Unidos, os cientistas John McCarthy e Marvin Minsky deram início a esta nova era.

2. As aplicações da IA já fazem parte do seu cotidiano

A Inteligência Artificial é uma realidade e faz sim parte da sua vida. Por exemplo, as recomendações de produtos feitas pela Amazon e o reconhecimento facial do Facebook só são possíveis graças à IA.

E mais: Amazon testa sistema de pagamentos digitais que usa apenas a palma da mão

Se você usa a Siri no iPhone ou aceita as sugestões de busca do Google, também já viu a Inteligência Artificial em ação. Outras aplicações são menos óbvias e podem te surpreender:

  • Chatbots com inteligência artificial. Estes são softwares programados para manter conversações com seres humanos da maneira mais natural possível;
  • Na indústria do entretenimento, jogos, vídeos e aplicativos de música já usam IA. Ela faz recomendações de acordo com suas preferências, por exemplo;
  • Reconhecimento de voz e detecção de mentiras;
  • Auxílio no diagnóstico de doenças.

Enfim, as aplicações não param de crescer e, em breve, a IA vai estar em todas as indústrias e áreas de negócio.

3. A IA vai mudar radicalmente os empregos

Existe um receio muito grande de que a IA, os robôs e as máquinas tomem todos os empregos dos seres humanos. É verdade que algumas funções podem ser substituídas se puderem ser automatizadas. No entanto, a tecnologia também criará inúmeros novos postos de trabalho.

O crescimento da Inteligência Artificial já criou uma demanda por profissionais. Estes são habilitados em áreas como ciência da computação e análise de dados. As máquinas não vão nos substituir em tudo, mas nós definitivamente precisamos nos preparar para esse futuro.

4. Grandes empresas defendem a IA

Corporações como Microsoft, Google, IBM, Facebook e Amazon, uniram-se em um grupo que defende a atuação da inteligência artificial. O objetivo seria gerar benefícios para a sociedade a partir das habilidades que essa tecnologia possui, assim, pretendendo fomentar o potencial de pesquisas voltadas para a área, para promover implantações viáveis e éticas.

Gostou do nosso artigo? Nos siga no Instagram para mais conteúdos exclusivos.

Views:
276
Article Categories:
Conceitos e Tendências

Ver também